Nomes atraentes melhoram consumo de frutas e legumes por crianças

Cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, descobriram que dar nomes mais atraentes a frutas e legumes melhora a ingestão desses alimentos pelas crianças.

A pesquisa mostra que o consumo de vegetais nas escolas testadas aumentou 99%.

"O trabalho mostra que as escolas têm uma solução de baixo custo, ou até sem custo, para induzir as crianças a consumir alimentos mais nutritivos. Mostramos que o uso de nomes atraentes para os alimentos saudáveis aumenta a seleção e o consumo desses alimentos pelas crianças, e que a intervenção é eficaz e funciona", afirma o líder da pesquisa Brian Wansink.

A equipa realizou testes com 1.552 crianças no ambiente escolar, onde parece ser mais difícil convencer um aluno a comer vegetais.

Os vegetais foram oferecidos ao lado de todas as outras opções que as crianças estavam acostumadas na cantina da escola, sem a substituição de qualquer item do cardápio.

Os resultados mostraram que bastou chamar as cenouras de X-Ray Vision Carrots para que 66% delas fossem consumidas, sem qualquer outro incentivo. O consumo padrão foi de cerca de 35% quando elas eram apenas cenouras, e 32% quando eram chamadas de o "Prato do Dia".

Segundo os pesquisadores, o consumo de vegetais subiu 99% na escola que passou pelo tratamento, enquanto as vendas de produtos vegetais em outras escolas reduziram 16%.